quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cidades do Litoral Norte de SP apresentam queda generalizada no Idesp

Imprensa Livre - O Jornal diário do Litoral Norte

Saulo Gil

A secretaria estadual de Educação divulgou recentemente os resultados municipais registrados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) 2010.
As quatro cidades do Litoral Norte apresentaram queda no rendimento tanto para o 9º ano do Ensino Fundamental, como no 3º ano do Ensino Médio.
Assim como na região, a média Estadual também caiu nas duas etapas de avaliação. As quedas mais significativas entre as quatro cidades costeiras ficaram com o Ensino Fundamental de Caraguatatuba e São Sebastião. Ambos os municípios registraram índice superior a 3 em 2009. No entanto, no ano passado, as escolas de Caraguá atingiram apenas o nível de 2,9 e em São Sebastião a média caiu para 2,19. Em Ubatuba, o 9º ano do Ensino Fundamental também retrocedeu no Idesp de 3,54 para 2,23. Em Ilhabela esta etapa escolar não foi incluída no levantamento, já que, no arquipélago, a rede nesse estágio escolar é municipal.
No Ensino Médio a queda entre 2009 e 2010 também foi geral na região. Caraguatatuba ficou praticamente estável indo de 2,23 para 2,22.
Entretanto, no restante das cidades da Costa Norte, a queda de rendimento no último ano do ensino básico foi mais significativa.
Em Ubatuba a média caiu de 1,87 para 1,55; na Ilha, de 2,0 para 1,55; e em São Sebastião de 2,42 para 1,81.
Na comparação com os resultados de todo o Estado de São Paulo, o Idesp 2010 também não revelou números positivos para a região. Apenas Caraguatatuba conseguiu ficar acima das médias estaduais para o ensino fundamental (2,52) e médio (1,81). Ainda na comparação com os números paulistas, apesar de ser a cidade com maior orçamento, São Sebastião apresentou o pior resultado para o Ensino Fundamental do Litoral Norte, ficando mais de 3 décimos abaixo do índice geral do Estado.
Assim como na média geral do Idesp, poucas escolas da região conseguiram alcançar as metas previstas para o ano passado, o que acabou confirmando o retrocesso no desenvolvimento da educação local.

Opinião: Pela propaganda oficial a educação em Caraguá esta Dez....ou seria Dez+animando

Nenhum comentário:

Postar um comentário