terça-feira, 6 de março de 2012

"Bondade"

Efigênia Coutinho

Hoje tive vontade de falar da "BONDADE" gostaria de falar a vocês sobre a importância da bondade, ela rege nossas relações com a verdade. O que é ser Bom? é um fato, um ato, é a conformidade dos atos e atitudes e das palavras com a vida interior, ou consigo mesmo diante do mundo.

Bondade é crença fiel, e fidelidade no que se fez e se faz. Pelo menos enquanto se crê que seja verdade. A Bondade, é uma sinceridade ao mesmo tempo transitiva e reflexiva. Ela rege nossas relações tanto com outrem como conosco mesmos. Ela deseja, entre todos os homens como dentro de cada um deles, o máximo de bondade possível, e de autenticidade passível, e o mínimo, em conseqüências, de artifícios ou dissimulações. A Bondade é esse esforço rico da alma humana, é básico. Uma vez nascido assim, não se poderá mudar, mas melhorar. A Bondade;  dizia La Rochefoucauld, "é uma abertura de coração que nos mostra tais como somos; é amor'ao BOM, uma repugnância a se disfarçar,  um desejo de reparar seus defeitos até diminui-los, pelo mérito de confessa-los." A Bondade como toda e qualquer virtude, é o contrario do narcisismo, do egoísmo cego, da submissão de si mesmo!

E, por intermédio disso, que ela "bondade" tem a ver com a humildade, a coragem e a justiça divina! E pensa-la em sua geanidade, a "bondade"nada mais é que o Amor ao Próximo. É por isso que ela torna-se uma virtude filosófica por excelência. Mas também sabe, ou crê saber, que a caridade sem a bondade, não passa de uma mentira! A Bondade só vale para os verídicos, que a amam! O Amor é, pois primeiro?  Sim, mas apenas se verdadeiro; primeiro no valor, pois, e segundo no ser...Por isso a BONDADE leva aos bons sentimentos!
SEJAMOS BONS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário